Equipe do LiterAto

Shel Almeida

  • Branca Ícone Instagram

Idealizadora

Shel Almeida é jornalista e fotógrafa, formada pela Universidade Paulista - Unip, em 2006. foi repórter do Jornal do Meio de 2010 a 2018. Atuou como repórter do jornal Notícias Forenses de 2014 a 2019. É agente cultural desde 2008. É Assessora de Imprensa da Oscip Edith Cultura e foi Coordenadora de Comunicação do Instituto Entrando em Cena. É idealizadora e realizadora do projeto fotográfico Caminhando pela Cidade, onde resgata memórias urbanas por meio de registros da arquitetura. Trabalhou como assessora de imprensa em diversos projetos e apresentações locais, ao longo da carreira: “O Menino e os Sortilégios”, Pequeno Teatro do Mundo; Exposição Paralela, Casa Lebre; Festival Arte Serrinha; Rota das Artes; Ateliê Marta Vaz; “Acorda Amor” e “O Grande Viúvo”, Teatro Cego; Imagens Vivas; Memórias Vivas Bragantinas; Educativo Serrinha; Combo Serrinha de Oficinas Culturais; Séries Instrumentais; Casa das Mangueiras; Programa TE Conexões Culturais: “Arte Cidadã”; Buzum!); “As Feiosas”; “Concertos Eruditos – Cantilena Ensemble e Sinfonia de Rotterdam”; “Camerata de Bariloche”; “Circo Amarillo”; “Jogos Colaborativos”;“Sinfonia de Rotterdam”; “Caleidoscópio – Um espetáculo de Improvisação Teatral” ; Circuito Cidade, Festival Arte Serrinha.

Marina Abib

  • Branca Ícone Instagram

Direção

Marina Abib é dançarina e pesquisadora do corpo. Começou cedo sua carreira fundando em 2008 a Companhia Soma e em 2017 a produtora cultural Casa do Movimento. Desde 2012 atua entre Brasil e Europa em diferentes projetos de pesquisa, criação e ensino. Seus últimos processos de criação foram: Mulher Diaba e Dr. AmorEstranho dueto com Diogo Granato (Brasil) ; 400 Coelhos dueto com Beno Novak (Eslovênia); A Cabra solo dirigido por André Casaca (Itália) e Raízes da companhia Untamed (Bélgica).  É idealizadora e diretora artística do C.O.R.P.O Encontro de Dança de Bragança Paulista, evento anual que acontece desde 2018 fortalecendo a cena da dança na cidade. Através do projeto C.O.R.P.O realizou oficinas para alunos e educadores de escolas municipais, estaduais, do NAPA e da Casa Pequeno Mundo. Em 2019 foi convidada para realizar o XXVII Colóquio, Provocações sobre o corpo promovido pelo CDAPH / USF. Neste mesmo ano participou da Mostra Tudo do Instituto Entrando em Cena com o espetáculo 400 Coelhos.

Jeison Domingues

  • Branca Ícone Instagram

Atuação

Jeison Domingues é ator e integra a Cia. Fratri Alatere desde a formação, em 2007. De 2007 a 2017 participou da encenação da Paixão de Cristo, na Igreja Nossa Senhora da Esperança, interpretando, ao longo dos anos, diversos personagens, de Jesus a Satanás. Integrou a Cia Teatral Pssarte, como ator, nos anos de 2009 e 2010, em curso livre de teatro do Projeto Santo Agostinho. Em 2011, participou da Residência Artística de Teatro do 1º Encontro Entre Serras e Águas na Serrinha, com o grupo paulista Companhia do Latão e a companhia portuguesa Mala Voadora. Entre 2011 e 2012 participou das oficinas e apresentações Flor da Obsessão e Auto de Natal, com o diretor bragantino Chris Campos. Foi diretor da Cia. Teatral Cavalo de Tróia entre os anos de 2012 e 2016. Participou do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo (Projeto Ademar Guerra) de 2014 a 2019.  Foi professor de teatro do Projeto Mais Educação, entre os anos de 2014 a 2017 e no espaço Art & Dança em 2018. Representa a cadeira de Artes Cênicas no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) desde 2018.

Rafael Silva

  • Branca Ícone Instagram

Produção visual

Fotógrafo e Editor de Vídeo Freelancer. De 2008 a 2012 trabalhou em uma produtora de vídeos para eventos sociais. De 2014 a 2017 participou da encenação da Paixão de Cristo, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, como organizador e produtor de conteúdo audiovisual. Em 2015 participou da oficina de vídeo do projeto Imagens Vivas, do Maio Cultural de Bragança Paulista. Em 2016 participou da 1º Mostra Cultural Fratri Alatere na Escola Mathilde de Bragança na produção de conteúdo audiovisual. De 2018 a 2020 atuou como fotógrafo e produtor de vídeo da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, onde foram produzidos um documentário sobre o Corpus Christi e um documentário sobre os 30 anos de história da Paróquia.

Marina_corte.jpg
shel_corte.jpg
Jeison_corte.jpg
rafa_corte.jpg

Crédito: Rafael Silva

Crédito: Shel  Almeida

Crédito: Shel  Almeida

Crédito: Shel  Almeida

Ana Carolina Arantes

Assistência audiovisual

Pesquisadora independente de audiovisual. Em 2020 integrou a  equipe técnica do projeto C.O.R.P.O - III Encontro de Dança e participou da residência #Cyber7Pontes, realizada pelo Festival Arte Serrinha e apoiada por Edith Cultura e Instituto Entrando em Cena, que teve como resultado um curta exibido no encerramento do Festival Arte Serrinha. Fez parte do corpo técnico do projeto de lives “Conversas e Práticas Inspiradoras” proposto pelo Instituto Entrando em Cena e exibidas no canal do YouTube da instituição. Trabalhou na equipe de comunicação e fez parte do núcleo de audiovisual do Instituto Entrando em Cena a partir de 2018. De 2015 à 2019 foi jovem aprendiz do Instituto Entrando em Cena, fazendo parte das oficinas de: Primeiro Ato (teatro, circo e dança); Segundo Ato - onde integrou o corpo de atores do espetáculo “Erêndira” com orientação de Mariana Duarte. Também como artista circense integrou os grupos: Núcleo Bagaceiros, Ateliê de Novos Suportes e N.A.S.A. Todos os trabalhos foram realizados no município de Bragança Paulista.

Vera Abib

Produção Executiva

Gestora e produtora de projetos de integração entre arte, cultura e educação, fundadora e gestora da Casa do Movimento. Atuou no Ponto de Cultura  Oca–Escola Cultural como gestora e mediadora na comunidade da Aldeia de Carapicuíba. Foi gestora e produtora cultural do Instituto Brincante, desenvolvendo projetos ligados às seguintes ações: oficinas e espetáculos de música e de dança, filme Brincante e Tarja Branca, debates e palestras com comunidades de grupos de cultura popular e da cena artística contemporânea. É idealizadora e produtora do C.O.R.P.O – Encontro de Dança de Bragança Paulista, evento anual que acontece desde 2018 fortalecendo consideravelmente a cena da dança na cidade. Dentro do projeto C.O.R.P.O produziu espetáculos, residências artísticas e oficinas culturais para alunos e educadores de escolas municipais e estaduais. Em 2019 passou a coordenar a área socioeconômica do Instituto Entrando em Cena. Nesse mesmo ano produziu para o NAPA – Núcleo de Apoio ao Professor uma oficina cultural para todos os educadores da rede municipal

  • Branca Ícone Instagram
Ana_corte.jpg

Crédito: Shel  Almeida

  • Branca Ícone Instagram
Vera_corte.jpg

Crédito: Shel  Almeida